Procurar um psicólogo é uma decisão individual e que pode ser motivada por necessidades diversas, de acordo com o momento e o contexto ambiental da pessoa que busca psicoterapia.
Esse profissional pode atuar com o cliente individualmente, com casais, famílias ou grupos, objetivando prevenção, diagnóstico ou tratamento das dificuldades encontradas e levando a reflexões.
O auxílio para lidar com o SOFRIMENTO PSÍQUICO é uma das principais motivações para a busca de psicoterapia. As características e sintomas que geralmente fazem alguém iniciar essa busca variam de pessoa para pessoa, mas o mais importante é a forma e a interpretação que cada um tem de seu nível de sofrimento e se está conseguindo lidar com isso sozinho. Quando percebemos que está muito difícil ou doloroso enfrentar questões específicas ou nosso dia-dia de forma geral e isso nos prejudica de alguma forma, é o momento de pedir ajuda de um psicólogo.
Isso não significa que temos algum transtorno psíquico, e sim, que há necessidade de amenizar ou eliminar o sofrimento, seja ele qual for.
As DIFICULDADES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL também exigem atenção especializada psicológica. O psicólogo irá auxiliar no desenvolvimento das crianças com SÍNDROME DE DOWN e outras síndromes genéticas, TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, ATRASOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, DISLEXIA e muitos outros. É importante ressaltar que não é necessário enquadrar nenhuma criança em algum transtorno ou doença específica para que possa se beneficiar da psicoterapia, pois cada indivíduo é único e o psicólogo buscará auxiliar com as necessidades que aquele paciente apresenta e que são de grande importância para o meio no qual está inserido.
Há muitos outros propósitos para procurar um psicólogo, como o AUTOCONHECIMENTO, ADAPTAÇÃO, ELABORAR UM LUTO, LIDAR COM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS, MELHORAR RELACIONAMENTOS FAMILIARES OU DE CASAL, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, etc…